texto: Os Cães © Todos os direitos reservados
Imagine uma raça muito inteligente, mas também linda e elegante. Pois o Collie reúne estas e diversas outras qualidades. Veja abaixo algumas informações sobre o cachorro que ganhou fama mundial.
Collies são sensíveis, educados, dóceis, leais e fáceis de adestrar. foto: Wonderlane
|
Introdução aos Collies
A raça Collie está dividida em quatro tipos: Bearded Collie,
Border Collie,
Rough Collie e
Smooth Collie. Normalmente quando falamos na raça, pensamos na Rough Collie ou "Long-Haired Collie", imortalizada por Lessie nos cinemas.
É uma raça dotada de pêlos longos e de médio a grande porte. Originalmente, eram criados para o pastoreio na Escócia. O temperamento é descrito como sensível, educado, doce, leal e fácil de adestrar.
História da raça Collie
A raça é o originária aproximadamente do ano 1800, da Escócia e País de Gales. A variedade escocesa era um cão grande, forte e agressivo, criado para rebanho de ovelhas nas terras altas. Entre os da variedade Welsh, eram pequenos, ágeis, e amigáveis, também atuando como pastores de cabras.
Quando os ingleses viram estes cães no mercado de Birmingham, eles cruzaram-os com de sua própria variedade de cães pastores, produzindo uma mistura de variedades de pêlos curtos e longos. Após a revolução industrial, a posse do Collie tornou-se moda. É possivel que esses primeiros Collies terem sido cruzados com o Borzoi (Russian Wolfhound) em busca de uma linhagem mais "nobre".
Quando a rainha Vitória (1819-1901) adquiriu um Rough Collie após ver um no Castelo de Balmoral, a raça logo entrou na moda. Em seguida, melhoramentos contínuos para fins de espetáculos mudaram bastante a aparência dos cães. Na década de 1960, era um cão mais alto do que é hoje e também eram mais resistentes fisicamente, supostamente capazes de cobrir até 100 milhas em um dia. Nos Estados Unidos e uma série de países europeus, tem havido um ressurgimento do uso do Collie como um cão de trabalho.
Até hoje, a Inglaterra é o país com mais tradição na criação da raça. Até mesmo os ótimos criadores norte-americanos se orientam pelas informações da linhagem dos cães ingleses.
Collie: eleita uma das 10 raças mais inteligentes do mundo. foto: Adrian Sinclair
Considerações sobre a raça Collie
Infelizmente, a origem exata do Collie é nebulosa e tem sido o tema de muita pesquisa e especulação. A palavra "Collie " é tão misteriosa quanto a própria raça. O nome já foi escrito de muitas maneiras diferentes: Coll , Colley , Coally e Coaly. Normalmente, a origem mais aceita da palavra é de "Coll" - do anglo-saxão "preto".
Uma raça que tem milhões de apaixonados criadores em todo o mundo evidencia as qualidades deste cão. Collies são, afinal, magníficos companheiros, pastores ou até estrelas de cinema.
Leia também:
• Coisas para saber sobre cachorrosl
• Coisas para saber sobre alimentação de cachorros
|