Durante os primeiros dias de vida, gatos e cães desenvolvem e amadurecem os sistemas envolvidos no funcionamento do organismo. Existem muitas diferenças entre filhotes e adultos e filhotes jamais devem ser tratados como "adultos em miniatura".
Alimentação
Nos primeiros 20 dias de vida, a única alimentação necessária é a amamentação. O desmame pode ser iniciado a partir dos 20 dias para cães de raças grandes e 30 dias para cães de raças pequenas. Para tanto, pode-se introduzir, gradativamente, ração própria para filhotes dividida em pequenas quantidades de 2 a 3 vezes ao dia. O desmame definitivo costuma ser feito aos 45 dias de vida. Deixe água fresca sempre à disposição.
Até os seis meses de vida, recomenda-se manter a alimentação dividida em 3 a 4 refeições por dia. A partir de então, passe para duas refeições ao dia durante toda a vida do animal.
Uma alimentação adequada é importante para o bom desenvolvimento e prevenção do seu cãozinho. Evite as rações enlatadas, por conterem alta concentração de gordura, o que acaba causando diarréia. As melhores rações são as “secas super Premium para filhotes”. Entre elas: Royal canin, Premier, Eukaniba, Pro plan, Welness e Hill’s.
Uma boa dica é dar
cenoura crua para seu filhote roer. Faz bem aos dentes e aos pelos. Tenha dois comedouros em casa. Um para água e outro para a ração. Leia mais sobre alimentação dos cães.
Outras Dicas Não se espante com o quanto ele dorme. Filhotes de cachorro, assim como bebês humanos dormem muito mesmo. É recomendável dar os primeiros banhos e os primeiros passeios com o seu filhote apenas após ele ter recebido todas as vacinas do primeiro ciclo. Não mime seu filhote. Repreenda-o sempre que necessário, sempre utilizando bom sendo e sendo razoável. Repreende-lo não significa maltratá-lo. Significa apenas cumprir com a tarefa mais básica de adestramento.
Até os 45 primeiros dias, o filhote provavelmente irá chorar à noite, sentindo falta da cadela mãe ou dos antigos donos. Coloque uma peça de roupa sua na cama ou casinha onde ele dorme, isso ajudará a acalmá-lo. Outra dica é colocar próximo à ele um brinquedo que faça barulho, isso o ajudará a não se sentir só durante a noite.
Dê banho no máximo uma vez ao mês e não se esqueça de colocar pequenos pedaços de algodão nas orelhas, mas apenas superficialmente. Lave-o apenas com sabão de côco e seque-o com secador, cuidadosamente, sempre evitando os olhos.
Leve com frequência o seu cãozinho ao veterinário. Todos esses cuidados, embora pareçam pequenos, são muito importantes para o bom desenvolvimento e bem estar do seu cãozinho.
|