Existem muitos mitos em torno da alimentação dos cachorros. Na verdade, é fácil fornecer uma nutrição adequada aos cães. Mas lembre-se: mantenha sempre água fresca disponível e conserve o comedouro bem limpo.
Sabendo que a alimentação correta aliada aos exercícios é a chave para o seu amigo ter uma vida longa e saudável, recomendamos que você preste especial atenção neste artigo. (mais abaixo)
Como deve ser?
A alimentação do seu cão deve ser escolhida criteriosamente. De acordo com idade, tamanho e atividade do cachorro.
Ração ou comida caseira? Ambas são permitidas mas a ração é a opção mais adequada, além de ser a mais prática e muitas vezes a opção mais econômica. Além disto, a grande maioria dos veterinários recomenda a utilização da ração seca.
Outra vantagem deste alimento é que também combate a formação do tártaro dentário, enquanto comidas caseiras provocam a formação deste.
A comida caseira pode ser mais trabalhosa de preparar (e até mais cara) do que uma ração de qualidade, pois para atender às exigências nutricionais do seu cachorro, é preciso elaborar uma refeição balanceada.
Comida caseira pode provocar reações adversas na saúde do seu animal. Além disso, estraga com muito mais facilidade, quando fica no comedouro, exposta ao meio ambiente. Um risco para o seu cão.
Outra opção é a alimentação natural, veja abaixo:
Quantas vezes por dia devo alimentar meu cachorro?
Três vezes quando filhote, uma vez quando adulto. No entanto, duas refeições ao dia são o ideal após a fase de crescimento. (Leia mais em Cuidando bem do seu cachorro)
Jamais ofereça alimentos como café, chocolate, alho, cebola, uvas, passas ou bebidas alcoólicas.