É preciso ter alguns cuidados especiais enquanto banha ou tosa seu cachorro, caso contrário, melhor levá-lo em uma clínica ou pet shop de confiança.
O Banho e a tosa são parte importante dos cuidados com os cães pois estão relacionados diretamente a higiene do animal. Veja nossas dicas:
1: Escolha um local ventilado, seguro e limpo, para evitar fugas e quedas inesperadas.
2: Escove seu cachorro antes de molhá-lo, a fim de retirar pêlos, nós e sujeiras da pelagem.
3: Cuidado para não deixar cair água dentro dos ouvidos do seu cachorro, isso pode facilitar o aparecimento das otites. Uma boa dica é colocar, antes do banho, um chumaço de algodão em cada ouvido, sem esquecer de retirá-los após o banho.
4: Utilize água em temperatura agradável para evitar desconforto térmico ao seu cachorro.
5: Molhe-o por completo com calma, evitando assustá-lo.
6: Utilize produtos veterinários de boa qualidade no banho do seu cachorro. Existem xampus, condicionadores e sabonetes específicos para cães. Consulte o veterinário e veja quais produtos melhor se adaptam às necessidades do seu cachorro.
7: Tome muito cuidado para não deixar cair espuma nos olhos e caso isso ocorra, lave-os com bastante água.
8: Se seu cachorro tem pêlos de tamanho médio a longo, não esfregue o xampu desordenadamente, faça movimentos no sentido do pêlo, a fim de evitar a formação de nós.
9: Ao utilizar condicionador, passe-o por todo o comprimento do pêlo, mesmo que seja cacheado ou encaracolado. Retire o excesso com bastante água após alguns minutos.
10: Retire o excesso de água com as mãos e depois seque-o com uma toalha. Se preferir use um secador (não muito quente), para secar toda a extensão do pêlo, evitando a umidade, pois ela causa mau cheiro e favorece o surgimento de doenças de pele. Caso utilize o secador, tome muito cuidado para não aproximar a máquina dos olhos do cão.
Leia também:
• Alimentação dos cães
• Como cuidar do seu cão
• Controle de parasitas
• Vacinação de cães