:: foto:
Marco Pozzana
:: texto: Marcio Angelotti
Seguem abaixo dicas importantes para quem quer ter um cão de guarda.
A escolha da raça. Infelizmente, muitas raças de cães de guarda foram perdendo suas características originais, em razão de cruzamentos errados e não controlados. Por esse motivo, encontramos cães excessivamente agressivos e, o que é bastante comum, cães medrosos, que não se prestam à finalidade.
Há raças que não possuem instinto de guarda, no entanto, podem assustar pelo tamanho (Exemplo: Dogue Alemão e São Bernardo), aparência (boxer e husky siberiano) e até pela valentia e temperamento de alarme (Fox paulistinha e muitos vira-latas). Não se pode esperar desses cães um comportamento de um cão de guarda, mas se o interessado desejar apenas um efeito moral, podem ser uma opção. Certamente, um pouco arriscada para assegurar a guarda da residência, mas uma saída para algumas situações, como medo de criar cães bravos, crianças muito pequenas em casa, etc.
Outro aspecto importante é conhecer eventuais problemas genéticos que possam afetar a raça. Os rottweilers e os pastores alemães, por exemplo, podem ser acometidos de displasia coxofemural. Daí ser importante exigir do criador exames negativos dos pais do filhote para essa doença.
As raças de pelagem curta e pouco espessa não se adaptam bem em locais com invernos rigorosos. O doberman é um exemplo disso. Cães de pelagem longa, por outro lado, necessitam de cuidados, como escovação diária.
Local. Apartamentos não são locais ideais para se criar cães de grande porte, principalmente os de guarda. Parece óbvio, mas muitos cometem esse erro. O cão preserva o seu território e vai considerar as áreas comuns do edifício como tal. Assim, compartilhar os elevadores com outros moradores e funcionários será um problema, pois o cão poderá atacar. Isso sem falar na falta de espaço que estressará o cão e o tornará facilmente irritável.
Quem dispõe de uma casa com uma área pequena para manter o animal deve pensar duas vezes. Cães precisam de espaço e exercício. Também é um erro construir um canil e deixar o cão preso o dia todo. Para ter um cão de guarda, é preciso espaço suficiente para que ele possa se exercitar, e tempo disponível para passeios diários.
Leia também:
• Cães de guarda
• Adestramento de cachorros
• Dicas de Adestramento
|