texto: Marcio Angelotti :: fotos: Luana Oliveira
Se você adora cães, provavelmente já sabe muitas coisas interessantes sobre eles. De qualquer modo, cachorros são animais bastante complexos e é provável que você se interesse pelos fatos que enumeramos.
Seu melhor amigo é um animal que há milênios evolui no convívio com os humanos.
|
#1: Cães e humanos são relativamente parecidos com relação à doenças que afligem as duas espécies. Há versões caninas de doenças humanas que podem incapacitar o cachorro de se locomover, fazendo com que perca o controle dos músculos. No entanto, essa semelhança pode ser “vantajosa”, na medida em que pesquisas médicas são mais fáceis de serem executadas em animais, ajudando no desenvolvimento da medicina humana e oferencendo ao cão uma boa chance de cura.
#2: Cachorros podem farejar algumas doenças. Pesquisadores desconfiam que eles sentem odores anormais, vindo de células cancerosas, por exemplo. Cães detectam odor de flutuações de glicose em pessoas com diabetes e os avisam. Há também relatos de cães que podem alertar pessoas epilépticas com até 45 minutos antes de um convulsão, além de serem capazes de detectar o câncer ou diabetes.
#3: Cachorros são animais inteligentes. A raça que está no topo dessa pirâmide é o Border Collie. Também são considerados raças bem sagazes o Poodle, pastor alemão, Golden Retriever e Doberman. Ao contrário dessas raças mais recentes, projetadas para o companheirismo, as mais antigas são menos inteligentes, criadas para farejar e caçar.
#4: Cães sentem ciúmes. Sabem quando não estão recebendo tratamento justo. Foram realizadas pesquisas no ato da alimentação de cachorros e constataram que o sentimento não é exclusividade de primatas. Quando um deles era alimentado e o outro não, isso causava reações negativas por parte do excluído. No entanto, quando ambos eram compensados, não importava a nenhum dos dois que as recompensas fossem diferentes, uma da outra, com óbvio favorecimento a um dos cachorros, contanto que os dois fossem premiados.
#5: Cachorros não sentem culpa, embora o senso popular insista em contar essa anedota. Aquele típico “olhar de remorso” nada mais é que uma reação à uma repreensão. Se você chamar a atenção do cachorro, independente da culpa dele ou não, ele sempre terá aquele olhar.
#6: Cães obedientes e de raças dóceis vivem mais. Parece que a busca por seleção e cruzamento de raças com certa personalidade acabou “despertando” características ligadas ao metabolismo e à longevidade.
#7: Cachorros são a espécie mais diversa de mamíferos. As diferenças entre crânios de cães de raças diferentes, por exemplo, são tão acentuadas quanto as diferenças entre crânios de espécies distintas de mamíferos. Por causa de toda essa diversidade, os cães são uma excelente espécie para o estudo da genética.
#8: Menos bactérias na boca. Apesar de parecer pouco provável, de modo geral a boca de um cachorro possui em média menos germes e bactérias do que a boca de um humano.
Leia também:
• Coisas para saber sobre cachorrosl
• Coisas para saber sobre alimentação de cachorros
|