cães os cães os caes cão cao cachorros artigos I como cuidar I fotos I vídeos I links I saúde do seu cão I adote I contato cachorroscães
Os Cães  

  Busca no site

Há diversos cuidados que você deve ter com seu filhote de
cachorro. Tudo muito simples. O primeiro deles é levá-lo a um veterinário de confiança. Faça todas as perguntas que considerar convenientes.

Informe-se sobre vacinação, um dos cuidados mais importantes! 

Cuidados com filhotes de cachorro
. . . . . . . . . . . . . foto: Marco Pozzana

FOTOS DE CÃES:

cães

  Conheça também:
Os gatos
© - Os Gatos.com.br

Artigos sobre cães

Cuidados com filhotes de cachorro
Durante os primeiros dias de vida, gatos e cães desenvolvem e amadurecem os sistemas envolvidos no funcionamento do organismo. Existem muitas diferenças entre filhotes e adultos e filhotes jamais devem ser tratados como "adultos em miniatura".

Cuidados com filhotes de cachorro

Alimentação

Nos primeiros 20 dias de vida, a única alimentação necessária é a amamentação.

O desmame pode ser iniciado a partir dos 20 dias para cães de raças grandes e 30 dias para cães de raças pequenas. Para tanto, pode-se introduzir, gradativamente, ração própria para filhotes dividida em pequenas quantidades de 2 a 3 vezes ao dia. O desmame definitivo costuma ser feito aos 45 dias de vida. Deixe água fresca sempre à disposição.

Até os seis meses de vida, recomenda-se manter a alimentação dividida em 3 a 4 refeições por dia. A partir de então, passe para duas refeições ao dia durante toda a vida do animal.

Uma alimentação adequada é importante para o bom desenvolvimento e prevenção do seu cãozinho. Evite as rações enlatadas, por conterem alta concentração de gordura, o que acaba causando diarréia. As melhores rações são as “secas super Premium para filhotes”. Entre elas: Royal canin, Premier, Eukaniba, Pro plan, Welness e Hill’s.

Uma boa dica é dar cenoura crua para seu filhote roer. Faz bem aos dentes e aos pelos. Tenha dois comedouros em casa. Um para água e outro para a ração. Leia mais sobre alimentação dos cães.

Outras Dicas

Não se espante com o quanto ele dorme. Filhotes de cachorro, assim como bebês humanos dormem muito mesmo.

É recomendável dar os primeiros banhos e os primeiros passeios com o seu filhote apenas após ele ter recebido todas as vacinas do primeiro ciclo.

Não mime seu filhote. Repreenda-o sempre que necessário, sempre utilizando bom sendo e sendo razoável. Repreende-lo não significa maltratá-lo. Significa apenas cumprir com a tarefa mais básica de adestramento.

 

Até os 45 primeiros dias, o filhote provavelmente irá chorar à noite, sentindo falta da cadela mãe ou dos antigos donos. Coloque uma peça de roupa sua na cama ou casinha onde ele dorme, isso ajudará a acalmá-lo. Outra dica é colocar próximo à ele um brinquedo que faça barulho, isso o ajudará a não se sentir só durante a noite.

Dê banho no máximo uma vez ao mês e não se esqueça de colocar pequenos pedaços de algodão nas orelhas, mas apenas superficialmente. Lave-o apenas com sabão de côco e seque-o com secador, cuidadosamente, sempre evitando os olhos.

Leve com frequência o seu cãozinho ao veterinário.

Todos esses cuidados, embora pareçam pequenos, são muito importantes para o bom desenvolvimento e bem estar do seu cãozinho.

Compartilhe  

Veneza, Itália

filhote
ADOTE Neste momento, milhares de cãezinhos estão sem um lar. Que tal adotar um amigo? Confira nossos links de adoção

Leia também:
Alimentação dos gatos

 

política de privacidade contato

OsCaes.com.br - Todos os direitos reservados © 2012